domingo, 27 de setembro de 2009

PAZ NO MEIO AMBIENTE


O meio ambiente está em constante mudança, principalmente causada pela sociedade, que usa e abusa da natureza, como fonte principal de riqueza. As consequências desse mau uso são a destruição e aquecimento global. E um dos fatores da vida moderna que mais geram discussões é o problema do lixo. E o lixo da nossa querida Bom Despacho? para onde vai? Vai para um lixão... E o que falar desse lixão?

O lixão é o destino final dos resíduos sem qualquer tratamento. É um dos meios que mais causa danos ao homem e ao meio ambiente, e pasmem!!! É o método utilizado na cidade de Bom Despacho.

Toda esta "lixarada" traz vários problemas e infortúnios. Primeiro, porque serve de reservatório de animais peçonhentos e pérfidos, entre eles, ratos, baratas, moscas, escorpiões, etc, que podem causar doenças e até epidemias, sem contar o mau cheiro absolutamente nojento. O lixão ao céu aberto também atrai os malfadados catadores de lixo (adultos e crianças que se degradam, tornando-se também parte dessa escória, muitas vezes contaminado fatalmente).

Outro grave problema é o fato da decomposição do lixo gera o chorume, um líquido que contamina o solo, o ar e os recursos naturais de água.

Como dizia Theodore Roosevelt: " A nação que destrói seu solo, destrói a si mesmo".

Portanto, Bom Despacho precisa urgente de um aterro sanitário. O aterro utiliza técnicas de engenharia e tecnologia seguras para evitar danos ao meio ambiente e a saúde pública, e passa por monitoramento constante para evitar vazamentos no solo, controlando a proliferação de vetores de doenças.

Que o solo desta querida cidade seja amado por todos, como eu amo! E que as próximas gerações encontrem um meio ambiente melhor e de muita paz.

Alexandre da Fonseca